26 de novembro de 2016

João Aurélio fixa-se no meio-campo

Titular no início da época no lado direito da defesa, após o jogo com o FC Porto João Aurélio passou a ser mais médio do que lateral. Com a lesão de Rafael Miranda, tem via aberta para consolidar o lugar.

Autêntico solucionador de problemas para Pedro Martins, sendo o suplente mais vezes lançado e o que tem mais minutos de competição (493), João Aurélio vai estrear-se hoje no campeonato como titular no meio-campo, ao lado de João Pedro, ocupando o lugar do lesionado Rafael Miranda, de baixa até ao final do ano devido a uma costela partida. Esta época, o ex-jogador do Nacional só foi uma vez titular no meio-campo, mas na Taça de Portugal, no jogo com o Santa Iria, da terceira eliminatória.

Contratado para rivalizar com Bruno Gaspar mas também por ser um jogador polivalente, João Aurélio começou por ser a primeira opção de Pedro Martins para o lado direito da defesa, mas depois do jogo com o FC Porto, na quarta jornada, perdeu o lugar para o camisola 76 e passou a assumir-se cada vez mais como um médio. Tanto assim é que entrou para o meio-campo em quatro das cinco vezes que saltou do banco (Moreirense, Sporting, Estoril e Boavista); com o Rio Ave, substituiu Bruno Gaspar devido a lesão. Como Rafael Miranda enfrenta um período de paragem relativamente longo, e porque a equipa tem um calendário mais pesado nesta altura da época, João Aurélio é a primeira solução do treinador para o meio-campo, fixando-se, desta forma, na zona intermédia. O facto de ter quase tantos minutos como os habituais titulares faz com que a sua entrada no onze não acarrete grandes mudanças na equipa, sendo um jogador habituado ao estilo de jogo praticado pelo Vitória.

Com Douglas de volta à baliza, Pedro Martins pode ainda efetuar outra mudança no onze para defrontar o Tondela, se bem que seja uma continuidade em relação ao jogo com o Boavista. O desempenho de Tozé no Bessa agradou e poderá ser suficiente para o deixar no onze, em detrimento de Hurtado. Nos treinos ao longo da semana, os dois foram alternando na equipa titular. Hernâni vai manter-se na ala direita.

In O Jogo