30 de agosto de 2016

Areias candidato ao lugar de Marega


O próximo jogo do Vitória é com o FC Porto, mas faltam ainda duas semanas. Um tempo suficiente para o treinador montar a estratégia para tentar surpreender o adversário. Areias é hipótese.

Ainda vem longe o jogo com o FC Porto devido à paragem do campeonato, mas é o próximo (dentro de duas semanas) e foi a pensar nesse encontro no Estádio do Dragão que Pedro Martins começou ontem a preparar a equipa. O treinador sabe, desde logo, que não vai poder contar com o líder dos marcadores do campeonato. Marega (três jogos, três golos) está ligado contratualmente ao FC Porto e terá de ser substituído no ataque. Não é o único caso, mas dos que têm sido titulares é aquele que ganha mais expressão. Não sobram os avançados em Guimarães e a alternativa pode ser Areias, um jovem de 22 anos, que nunca conheceu outro clube na vida senão o Vitória, onde entrou aos 13 anos de idade. Trata-se de um avançado possante (1,88 metros), de uma energia extraordinária, que se entrega naturalmente ao jogo com uma dose de dedicação extra que lhe vem precisamente do facto de estar a jogar no clube de sempre.

Nascido em Guimarães, Rui Manuel Linhares Areias não é um desconhecido dos adeptos do futebol. Nas últimas três épocas, ao serviço da equipa B (a par de algumas chamadas à equipa principal) marcou 34 golos e nesta temporada foi chamado para todos os três jogos do campeonato da I Liga, mas entrou apenas no dérbi com o Braga (11 minutos), numa altura em que a pressão ofensiva exigia homens na área. É, para já, a primeira opção de Pedro Martins para o ataque e não espantaria que o treinador o utilizasse de início no Dragão.

Areias é um produto dos vitorianos que terá, mais tarde ou mais cedo, o seu espaço. Estar entre as primeiras opções de Pedro Martins, num plantel que tem uma qualidade superior à da época passada, já é significativo do valor deste jovem. Na altura do defeso, O JOGO avançou que Areias iria fazer a pré-temporada. Ao que tudo indica, convenceu em pleno o treinador e é um candidato ao lugar de Marega para o jogo no Estádio do Dragão. Areias continua a ser chamado a dar o seu contributo na equipa B, mas o seu percurso está definitivamente direcionado para a equipa principal.

In O Jogo