27 de junho de 2016

Zungu "Quem sabe se não nos qualificamos para a Liga dos Campeões"


Com 23 anos, Bongani Zungu chega a Guimarães como um desconhecido, mas com a expectativa de brilhar no campeonato português. McCarthy e Lucas Radebe são ídolos que quer imitar.

Preparado para iniciar a pré-época no Vitória, o internacional sul-africano Bongani Zungu chega a Portugal com a ambição no máximo. Numa entrevista sem filtros à “Ibsoccer”, da África do Sul, o médio definiu objetivos para 2016/17, naquela que será a sua primeira experiência no estrangeiro. “É um desafio para mim, mas espero ajudar o Vitória a conseguir a qualificação para a Liga Europa. Quem sabe se não nos qualificamos para a Liga dos Campeões; é possível. Vou defrontar algumas das melhores equipas do mundo, como o Benfica e o FC Porto, mas estou pronto e ansioso pelo desafio”, afirmou recentemente Bongani Zungu.

Seguido há muitos meses, em janeiro o médio foi oficializado pelo Vitória depois de uma viagem de Flávio Meireles a Pretória, não tendo sido revelados pormenores da ligação. Agora, Bongani Zungu destapou a ponta do véu e deu a conhecer os projetos para o futuro. “Assinei um contrato de curta duração, mas esperando depois prosseguir a ligação. No entanto, os responsáveis do Vitória disseram-me que estavam a contratar-me para poderem vender-me no futuro”, disse, admitindo que tem o objetivo de “jogar a Liga dos Campeões” e que persegue “o sonho de ter uma carreira como a de Benny McCarthy e Lucas Radebe”, dois ídolos do futebol sul-africano, já retirados.

A partir do momento em que assinou pelo Vitória, o médio sul-africano passou a inteirar-se de tudo o que diga respeito ao clube, demonstrando conhecimento em relação às ambições da equipa de Pedro Martins. “O Vitória não fez um bom campeonato na época passada. Espero poder ajudar a equipa a voltar aos grandes momentos, tanto mais que os adeptos têm grandes expectativas”, destacou Zungu, sem receios da mudança competitiva. “Estou a preparar-me mentalmente para jogar no campeonato português e considero que estou pronto para este desafio. Aliás, eu sabia que ia sair do Mamelodi Sundowns.”

Com 23 anos, Zungu soma 19 internacionalizações pela África do Sul, tendo marcado dois golos pela seleção. Pedro Martins pensa utilizá-lo na posição 8.

In O Jogo